Setor Sócio-Caritativo

Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita

Mt 6, 1; 3-4

A missão de prestar apoio às famílias mais carenciadas da freguesia e da paróquia, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, é realizada desde há muitos anos pelo grupo de leigos, seguindo o exemplo de São Vicente de Paulo e a Obra da Igreja Católica, na forma da Sociedade de São Vicente de Paulo, a Conferência de Santo António da Damaia (Vicentinos).

Face à situação pandémica da Covid-19, e ao aumento de número de pedidos de ajuda junto do Banco Alimentar contra fome, foi criado na paróquia um novo projeto, a Despensa Comunitária, formada por um grupo de voluntários que procura ajudar, através da distribuição de bens alimentares provenientes do Banco Alimentar, de doações de paroquianos e da paróquia, as famílias que necessitam e solicitaram apoio.

Atualmente os Vicentinos e a Despensa comunitária ajudam cerca de 100 famílias com a distribuição mensal de um cabaz por família.

Vicentinos

Despensa Comunitária

Como posso contribuir no apoio às famílias?

Poderá contribui nas seguintes formas:

– com entrega de bens alimentares na Secretaria da Paróquia;
– através da entrega de donativos na caixa de esmolas existente no interior da igreja para esse fim;
– entrega de donativo em envelope ao Pároco;
– através de transferência bancária na conta da paróquia com o descritivo: “Apoio às famílias”

Como posso ser voluntário?

Todo aquele que tiver disponibilidade de tempo e acima de tudo disponibilidade de coração para a missão de ajuda aos mais pobres poderá ser voluntário! Estamos à sua espera!

Caso queira conhecer melhor o grupo de Vicentinos ou o projeto Despensa comunitária poderá contactar-nos através do e-mail despensacomunitaria@paroquia-damaia.pt.

Encontro-me numa situação frágil e preciso de ajuda. Como posso pedir ajuda?

Se se encontra numa situação difícil e procura ajuda, pode contactar-nos através e-mail despensacomunitaria@paroquia-damaia.pt ou do número de telemóvel 969046763. Terá um voluntário disponível para o acolher, escutar e ajudar!