Informações Catequese

Sejam todos bem-vindos à catequese neste novo ano pastoral (2020-2021).

Este ano o tema que nos vai acompanhar é:

“VIVER a Catequese com Alegria Evangelizadora, Confiança no Senhor, Esperança no valor da cooperação entre as pessoas e um sentido renovado de Caridade.”

Como todos sabemos vivemos tempos diferentes, um tempo de pandemia. Não foi fácil, não tem sido fácil mas aqui estamos para fazer convosco este caminho da catequese. Como nos exorta o tema, apelamos à cooperação entre as pessoas, entre nós e um sentido renovado de caridade. E tivemos de fazer mudanças e adaptações, assim como estabelecer um conjunto de regras de acordo com o estabelecido pelas autoridades de saúde pública, Conferência Episcopal Portuguesa e Catequese de Lisboa.

1. A catequese funcionará num regime “misto” entre a presença quinzenal na comunidade e uma actividade familiar em casa. Temos de ter sempre presente, em todas as actividades, seja na comunidade, seja em casa, em qualquer circunstância ou por qualquer vida, que o encontro é sempre um encontro com Jesus Cristo. Na comunidade mediado pelos catequistas, em casa mediado pela família. E por isso é fundamental a vossa colaboração.
  2. Esta dinâmica é para possibilitar encontros em pequenos grupos, no máximo 12 crianças/adolescentes, mantendo o distanciamento físico. Por isso os grupos têm duas turmas, A e B, que funcionarão no mesmo dia da semana e na mesma hora. Só que a turma A vem à comunidade na 1ª e 3ª semanas, intercalando na 2ª e 4ª com uma actividade/dinâmica de catequese em casa; a turma B vem à comunidade na 2ª e 4ª semanas, intercalando nas com uma actividade/dinâmica de catequese em casa. Não há partilha de material entre catequizandos. Agradecemos que respeitem o dia e hora, e a turma em que os vossos filhos ou educandos ficaram. A partir dos 10 anos será obrigatório o uso de máscara, preferencialmente, certificada. Todos devem ter especial atenção à higienização das mãos. Todos devemos conhecer, actualizar e respeitar integralmente as orientações das autoridades de saúde.
  3. Não iremos medir a temperatura à chegada, mas pedimos sensatez. Se o catequizando não se sentir bem, ou estiver indisposto ou tiver febre pedimos que não venha à catequese. Precaução e cuidado.
  4. Por isso, tivemos de distribuir ao longo da semana os grupos da catequese, também com horário de início e fim diferenciado, novamente com o objectivo de manter o distanciamento físico e evitar ajuntamentos. Chamamos à atenção para a importância de cumprir os horários à chegada e saída. O acolhimento e despedida dos catequizandos serão sempre no átrio, e solicitamos que não permaneçam no interior do centro paroquial durante o funcionamento da catequese. No final, e após vos entregarmos os catequizandos solicitamos que não permaneçam no átrio, em conformidade com as normas/regras solicitadas aquando das eucaristias. Temos de ser sensatos e agentes da saúde pública e é nosso dever cristão cuidarmos uns dos outros.
  5. À data de hoje, e dada a incerteza da evolução da pandemia, não sabemos datas de sacramentos. É um ano atípico e vamos planeando as actividades à medida que for possível.
  6. Estarão disponíveis as regras de funcionamento, o plano de contingência e o horário presencial das turmas no site da nossa paróquia.
  7. Estão convidados a vir às eucaristias dominicais, mas relembramos que a lotação da nossa comunidade é de 100 pessoas. Por isso, pedimos que venham mais cedo e tentem dividir-se pelos vários horários (sábado às 19h, domingo às 9h, 11h e 19h). A eucaristia é a fonte de alimento para a vida do cristão. Cristo é o centro, e a nossa fé vive-se em eucaristia na partilha da Palavra e do Pão. E estamos a fazer de tudo para que estejam em segurança.
  8. Agradecemos também a vossa contribuição dado que iremos ter um custo adicional com a compra de material para higienização das salas e impressões.

Em caso de dúvida enviem-nos mail para catequese@paroquia-damaia.pt

Muito obrigada,

Catequese Damaia