A Nossa História

Consagração da Igreja Santíssimo Redentor

Ordenação Diaconal de Paulo Gaspar e João Pagou

2019

O Decreto do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, emitido no dia 10 de setembro de 1966 institui um novo Vicariato Paroquial sob a invocação do Cristo Redentor, desmembrado da Paróquia de Amadora

A história da nossa paróquia conta já com mais de meio século de muito trabalho, fé e amor à comunidade da Damaia. Foi no ano de 1965 que se fez a bênção da Capela provisória e a primeira procissão com a Imagem de Nª Sra. de Fátima na Damaia por ocasião da bênção da Capela provisória

No ano seguinte, em 1966, o Decreto do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, emitido no dia 10 de setembro institui um novo Vicariato Paroquial sob a invocação do Cristo Redentor. Foi assim que chegaram à Damaia os primeiros Redentoristas: Pe. João Vaz (pároco) e Pe. José Bernardo (vigário paroquial)

Desse ano em diante, começou o processo de construção e edificação da Igreja e da Comunidade que hoje conhecemos. No ano de 1971 teve inicio da “Campanha da Migalha”, que procurava angariar fundos para a construção da nova igreja, a qual viu a benção da sua primeira pedra no dia 25 de julho do mesmo ano.

E assim se foi construindo esta nova comunidade que, de 1972 até 2014 teve o Pe. Manuel Lopes como seu pároco. Durante todos estes anos, sob o olhar atento do seu pároco, a Igreja foi crescendo, novos grupos foram surgindo, e o carisma redentorista se foi fazendo cada vez mais presente.

É então que, 9 anos após o lançamento e bênção da primeira pedra que, no dia 28 de junho de 1981, se dá a Consagração da Igreja do Santíssimo Redentor, pelo Cardeal Patriarca, D. António Ribeiro.

Em 2014, o Pe. Eugénio Fasuga, redentorista da polónia, assumiu a Paróquia da Damaia e com ele iniciou-se um novo ciclo na vida da comunidade. É sob o seu convite que os agora diáconos Paulo Veríssimo Gaspar e João Sala Pagou começaram a sua formação e se começaram a preparar para assumir um novo papel na paróquia.

No ano de 2016, o Pe. Engénio assumiu um novo desafio e os vieram para a Damaia os missionários Redentoristas Pe. Geraldo da Paula Sousa, CSsR. nomeado como Pároco, e o Pe. Krzysztof Dworak, CSsR como o Vigário Paroquial.

Em 2019, Pe. Krzysztof Dworak, CSsR tomou posse como pároco  da Paróquia do Santíssimo Redentor da Damaia, cargo ao qual ainda preside hoje em dia.

Pe. Manuel Lopes
Pároco de 1972-2014