O Pároco, Vigário e Diáconos da Comunidade

Pe. Cristovão Dworak

Missionário redentorista polaco, pertencente à Vice Província Redentorista da Bahia, Brasil, desde 1984. No Brasil desenvolveu os seus serviços junto de várias comunidades e, durante vários anos fez parte da Equipa Missionária das Missões Populares (1992-2001).

Os seus estudos filosófico-teológicos começaram em Wyższe Seminarium Duchowne (WSD) em Tuchów, na Polónia, em 1978 e desde então foram sendo sempre atualizados. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Pesquisador do Centro de Estudos Interdepartamental em Culturas e Religiões (CEICR/UNEB) é também professor convidado de Ciências da Religião da Universidade Lusófona e Investigador do Instituto do Cristianismo Contemporâneo – CICMER da Universidade Lusófona.

Desde abril de 2016 reside em Damaia, onde exerceu a função do vigário paroquial (2016-2019), e atualmente de pároco (2019-). Faz parte do projeto de solidariedade missionária redentorista entre os Redentoristas do Brasil e a Província Redentorista de Portugal.

Pe. António Marinho

Foi no dia 4 de Setembro de 2020 que foi oficializado como vigário da Paróquia do Santíssimo Redentor da Damaia pelo D. Manuel Clemente. Mas já desde Setembro de 2019 acontecia a pessoa e a missão.

O P. Rui Santiago, Provincial Redentorista, tinha-me solicitado para este serviço missionário. E desde então pensei, aqui, que a missão é sempre trabalho de equipa onde todos são chamados a participar de alma e coração, desde a primeira hora: os pastores, o povo , os jovens, as crianças, os pobres, os humildes , os que têm sonhos e se empenham felizes em servir os irmãos e irmãs.

A Comunidade do Santíssimo Redentor na Damaia   deve ser uma igreja para os outros, sem fazer muito ruído, mas dando testemunho sem poder aparente e sem muitas palavras. Uma comunidade de contrastes  onde na Palavra de Deus assenta toda a sua força, comunhão e esperança. Quero aprender e a ser convosco mais e mais  Comunidade no seguimento de Jesus.

Diácono João Sala Pagou

Foi no dia 29 de junho de 2019, que o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o ordenou Diácono e lhe entregou a missão de colaborar com os párocos e as paróquias da Buraca, Damaia e Venda Nova. A preparação para essa missão iniciou-se cinco anos antes, quando o Pároco de então, o Pe. Eugénio Fasuga o desafiou, em nome da Igreja, para essa caminhada.

Apesar da sua participação na vida paroquial e de, desde muito novo, se colocar ao serviço da Igreja através de serviços como a catequese, o serviço ao altar e o de Ministro Extraordinário da Comunhão, a vida ordenada nunca fez parte dos seus objetivos de vida.

Mas, quando o Pe. Eugénio lhe apresentou o desafio do diaconado, a sua vida mudou. Após a formação, iniciou a responsabilidade que lhe foi atribuída pela Igreja de colaborar com os presbíteros das paróquias e de servir o seu povo.

Diácono Paulo Veríssimo Gaspar

É próprio do Diácono, na medida em que lhe for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir ao Matrimónio e abençoa-lo em nome da Igreja, levar o Viatico aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, administrar os sacramentais, presidir aos ritos do funeral e da sepultura. Consagrando-se aos serviços da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: “Sede misericordiosos e diligentes, e caminhai na verdade do Senhor, que se fez servo de todos”. (LG29)

Com humildade e disponibilidade, sem esquecer o apoio da sua família, vai colaborando com as Paróquias para as quais foi nomeado pelo Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa – D. Manuel Clemente, estando disponível para o serviço que lhe indicar.