Pastoral Litúrgica

Felizes os convidados para a ceia do Senhor

Apocalipse 19,9

Ministros Extraordinários
da Comunhão

Os Ministros Extraordinários da Comunhão, têm como função principal administrar a comunhão aos fiéis doentes. Levar até suas casas a Palavra do Senhor e o Seu Corpo (hóstia consagrada). Em virtude de estarem doentes, estes fiéis não podem estar presentes na celebração eucarística da comunidade, mas convém que “se alimentem frequentemente da Eucaristia, e assim se sintam unidos não só ao sacrifício do Senhor, mas também à mesma comunidade e apoiados pela caridade dos irmãos”.

Neste momento temos na nossa paróquia 25 Ministros Extraordinários da Comunhão, com idades compreendidas entre 50 e 87 anos. Além de administrarem a comunhão aos doentes, também participam como MEC nas missas, e na falta de acólitos são eles que providenciam o seu serviço.

Estamos sempre disponíveis para servir o Pároco e a nossa comunidade.

“O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim”.

1Cor 11, 23-24

Coral das Famílias
da Catequese

Decorria o ano de 1979, 4 de Outubro quando cantámos pela primeira vez. Fizemos 41 anos. Nessa altura a paróquia era rica em crianças e então este grupo era formado só por crianças da catequese.

A pedido do Padre Lopes ficámos responsáveis pela missa das 10 horas que era a das crianças.

Fizémos muitas festas de Natal, Carnaval, Teatros, Danças, Era um grupo muito unido e sempre com a ajuda e colaboração dos pais. Os anos foram passando, as crianças tornaram-se adultos e agora uns já são pais, outros avós .

Hoje continuamos aqui nesta paróquia que nos viu crescer na fé e somos todos adultos mas com o mesmo espírito  de união e entrega à nossa paróquia  continuando a alegrar as celebrações das 11 horas que é destinada à catequese.

Coro do Santíssimo Redentor

O Coro Santíssimo Redentor iniciou a sua atividade na sequência de um convite do Senhor Prior da altura, Pe. Manuel Lopes, para animar a Celebração Dominical das 11h30, considerada a Missa da Comunidade.

Neste momento, animamos a celebração Dominical das 19h e a Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro, todas as 4ºs feiras pelas 19h. Durante o inverno, ensaiamos de 15 em 15 dias na Igreja, ao sábado pelas 16h e sempre antes da missa pelas 18h15.

O coro tem como responsável Fernanda Lucas, que se dedica à Música Litúrgica nesta paróquia desde criança.

A si, fazemos o convite de vir ter connosco, caso goste de louvar a Deus cantando, e seja mais um elemento do Coro Santíssimo Redentor, patrono da nossa Paróquia!

Acólitos

Os acólitos são um grupo de Amigos, unidos pela mesma Fé em Cristo, o que os leva a querer estar ao serviço do Senhor de uma forma mais forte e no “lugar mais próximo”, no Altar da Eucaristia.

Nascidos numa comunidade que sempre valorizou muito os Jovens e as crianças, começaram este serviço de uma forma espontânea,há mais de 30 anos, e aos poucos foram crescendo em especial nos conhecimentos e as nossas celebrações ficaram mais dignas, a nossa comunidade ficou mais rica.

Hoje são cerca de 40 elementos, participamos em todas as 4 Eucaristias Dominicais, desejando sempre, sermos mais e melhores, assim Deus nos ajude e sejamos merecedores da Sua confiança.